Ontem, dia 06 de outubro, foi a abertura do shala e primeiro dia de aula. Fizemos aula guiada da primeira Série. Que energia maravilhosa tem a sala de prática. Na hora que todos envocam o mantra não tem como não se arrepiar e junto vem a gratidão de estar ali novamente recebendo os ensinamentos.
A aula guiada do Sharath é bem precisa e precisamos ter disciplina para acompanhá-la. Devemos estar totalmente atentos. É uma excelente aula para aprender o números de vinyasas de cada postura e buscar um ritmo contínuo de entrar e sair das posturas. Sharath algumas vezes durante a aula diz: Are you in a hurry??? ( voce esta com pressa?) Se referindo aos alunos que vão para próximo movimento sem ele ainda ter dado o comando. A partir disso me veio esta reflexão: por que será que isso acontece? Geralmente isso acontece porque a mente se desconecta e sai do momento presente. Percebo isso também quando uma aluno esquece uma postura ou algum vinyasa e ai eu ja pergunto: saiu da prática por alguns instantes, não e? E o aluno dá aquela pequena risada de que eu acertei…
Muitas acham que as séries do ashtanga tem apenas o benefício de purificar o corpo fisico, mas na verdade todas as posturas que fazemos, seguidas dos vinyasas( sincronização com o movimento) são ferramentas essencias para manter a mente estável e alerta. Este é o primeiro passo, educar a mente para os próximos passos da prática. Como querer fazer pranayama ou meditar se ainda não temos o controle do corpo, da respiração e das agitações da mente ? Por isso acredito que é importante seguir passo a passo sem querer pular etapas.
É natural do ser humano estar sempre com pressa e ansioso em aprender e conhecer algo a mais. Nos dias de hoje, então, pelo o tanto de informações que recebemos , estamos cada vez mais sem tempo e com pressa. Sharath diz que os alunos chegam aqui , ele ensina uma postura nova e o aluno ja esta perguntando pela próxima e a proxima…. A postura em si é somente um processo de observação para buscar e entender algo mais profundo. Por isso é importante respeitar o seu tempo. Ao longo desses anos, fui percebendo que dessa maneira, conseguimos ter mais maturidade e aprendizado na prática. Quanto menos ansiedade temos , melhor as coisas acontecem e isso não só na pratica física, pois todo este processo terá o reflexo em nossas vidas.
Por isso observe durante sua prática esses detalhes tão importantes. Perceba se existe alguma postura que possa te trazer alguma ansiedade e investigue este processo. Um bom exercicio é se colocar numa atitude de consciencia testemunha dos pensamentos e sentimentos que possam vir, sem se identificar com eles . Deixe que sua mente mantenha o foco na ação presente.
Quando praticamos com esta intenção, conseguimos buscar algo mais profundo e a sua prática se torna realmente espiritual. A sensação final é de profunda gratidão e plenitude!
Namaste!
Namaste!
Hi dear, posta mais para nos. Eu adoro seu talento. Tambem gosto muito da Kino la de Miami/Florida. Adoro ver os movimentos. Pratico yoga em casa com meu computador. Sinto como se tivesse indo ao psicologo quando pratico. Stress relief. Seria otimo ter-la um dia em Porto Alegre um dia. Estou voltando pro Brasil depois de 9 anos fora. Kisses e Namaste.
Ola! Qual e o seu nome:? Sempre estou em Porto Alegre dando workshops. Tenho tambem uma querida amiga e excelente professora para te indicar la, a Laura Miguel. Namaste!
Namastê querida Dany Sa! 🙂
Grata por compartilhar conosco.
Bjs e boa pratica!
Ursula Jahara
Obrigada Ursula!
Namaste!
Lindo texto Dany…
Principalmente esse ponto: “A postura em si é somente um processo de observação para buscar e entender algo mais profundo. Por isso é importante respeitar o seu tempo. Ao longo desses anos, fui percebendo que dessa maneira, conseguimos ter mais maturidade e aprendizado na prática. Quanto menos ansiedade temos , melhor as coisas acontecem e isso não só na pratica física, pois todo este processo terá o reflexo em nossas vidas.”
Percebi exatamente isso com a minha prática pessoal. Quando passei a praticar vivenciando Santosa, sem pressa, observando o que cada postura quer me ensinar e “sem” pretensão de onde ir e até onde ir, a prática foi ficando cada vez melhor e mais verdadeira.
“Practice, practice… All is coming!!!”
Deus te abençoe e aproveita tudo!!!
beijos,