Ontem, dia 06 de outubro, foi a abertura do shala e primeiro dia de aula. Fizemos aula guiada da primeira Série.  Que energia maravilhosa tem a sala de prática. Na hora que todos envocam o mantra não tem como não se arrepiar e junto vem a gratidão de estar ali novamente recebendo os ensinamentos. 
A aula guiada do Sharath é bem precisa e precisamos ter disciplina para acompanhá-la. Devemos estar totalmente atentos. É uma excelente aula para aprender o números de vinyasas de cada postura e buscar um ritmo contínuo de entrar e sair das posturas. Sharath algumas vezes durante a aula diz: Are you in a hurry??? ( voce esta com pressa?) Se referindo aos alunos que vão para próximo movimento sem ele ainda ter dado o comando.  A partir disso me veio esta reflexão: por que será que isso  acontece? Geralmente isso acontece porque a mente se desconecta e sai do momento presente. Percebo isso também quando uma aluno esquece uma postura ou algum vinyasa e ai eu ja pergunto: saiu da prática por alguns instantes, não e? E o aluno dá aquela pequena risada de que eu acertei…
Muitas acham que as séries do ashtanga tem apenas o benefício de purificar o corpo fisico, mas na verdade todas as posturas que fazemos, seguidas dos vinyasas( sincronização com o movimento) são ferramentas essencias para manter a mente estável e alerta.  Este é o primeiro passo, educar a mente para os próximos passos da prática. Como querer fazer pranayama ou meditar se ainda não temos  o controle do corpo, da respiração e das agitações da mente ? Por isso acredito que é importante seguir passo a passo sem querer pular etapas.
É natural do ser humano estar sempre com pressa e ansioso em aprender e conhecer algo a mais. Nos dias de hoje, então, pelo o tanto de informações que recebemos , estamos cada vez mais sem tempo e com pressa.  Sharath diz que os alunos chegam aqui , ele ensina uma postura nova e o aluno ja esta perguntando pela próxima e a proxima….  A postura em si é somente um processo de observação para buscar e entender algo mais profundo. Por isso é importante respeitar o seu tempo. Ao longo desses anos,  fui percebendo que dessa maneira, conseguimos ter mais maturidade e aprendizado na prática. Quanto menos ansiedade temos , melhor as coisas acontecem e isso não só na pratica física, pois todo este processo terá o reflexo em nossas vidas.
Por isso observe durante sua prática esses detalhes tão importantes. Perceba se existe alguma postura que possa te trazer alguma ansiedade e investigue este processo. Um bom exercicio é se colocar numa atitude de consciencia testemunha dos  pensamentos  e sentimentos que possam vir, sem se identificar com eles . Deixe que sua mente mantenha o foco na ação presente.
Quando praticamos com esta intenção, conseguimos buscar algo mais profundo e a sua prática se torna realmente espiritual. A sensação final é de profunda gratidão e plenitude!    
Namaste!

Pin It on Pinterest